Con il contributo dell'Assemblea Legislativa - Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo.

© 2018 - Circolo Emilia-Romagna di San Paolo. 

REGIONE EMILIA-ROMAGNA

A REGIÃO E-R

Economia, Cultura e Gastronomia

 

Localizada no norte da Itália, tendo como províncias Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Bologna, Ferrara, Ravenna, Forlì-Cesena e Rimini, a Emilia-Romagna é uma das regiões com mais alto grau de competitividade da Europa, graças a um sistema produtivo cada vez mais voltado para os mercados internacionais.

 

Em 2015 a Região alcançou as maiores taxas de empreendedorismo da Itália, havendo 1 empresa a cada 10 habitantes.

 

Na área educacional se destaca por possuir a primeira universidade do mundo ocidental, com nove séculos de história, a Universidade de Bologna.

 

Na capital, Bologna, é organizado o “Future Film Festival”, principal evento italiano dedicado à animação e efeitos especiais.

 

Considerada Região dos 100 teatros, ainda possui 1.300 bibliotecas, sendo seu patrimônio literário superior a 18 milhões de textos.

 

Abriga as mais reconhecidas empresas do setor automotivo: Ferrari, Lamborghini, Pagani, Ducati e Maserati.

 

Também é berço de personalidades, como Giuseppe Verdi, Federico Fellini, Giorgio Armani, Marina Rinaldi, Luciano Pavarotti, Laura Pausini, Pellegrino Artusi, entre outros.

 

Seus produtos são famosos no mundo inteiro, como o queijo parmigiano reggiano, presunto de Parma, aceto balsâmico di Modena e a mortadela di Bologna.

 

Pela Revista Forbes foi considerada a Região onde se degustam os melhores pratos do mundo e, pelo colosso mundial dos guias de viagem Lonely Planet, foi definida como o paraíso gastronômico italiano, especialmente com suas receitas típicas.