qua., 05 de ago.
|Livro disponível para download aqui
Lançamento livro: A cozinha italiana de outro lugar
Horário e local
05 de ago. de 2020, 12:00
Livro disponível para download aqui
Sobre o evento
Em 04 de agosto de 2020 se comemorou 200 anos do nascimento de Pellegrino Artusi, pai da Cozinha Doméstica e Moderna Italiana. Para marcar esta comemoração o Circolo Emilia-Romagna di San Paolo apresenta a edição online do opúsculo realizado no início deste ano juntamente com a @CasaArtusi, centro de cultura gastronômica dedicado à cozinha italiana.
O livro “A cozinha italiana de outro lugar – Entre o falar e o preparar havia o mar”, em italiano, reúne diversas receitas selecionadas com o objetivo de relatar a gastronomia e as histórias transmitidas pelas comunidades italianas no exterior, compreendidas famílias ítalo-brasileiras que participaram do projeto enviando suas receitas.
Em 2019 a Casa Artusi, em parceria com o Circolo Emilia-Romagna di San Paolo e com a Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo, começou uma intensa programação incluindo encontros, laboratórios gastronômicos e o lançamento de um livro de receitas envolvendo imigrantes e descendentes de italianos para celebrar o bicentenário do nascimento de Pellegrino Artusi.
O programa, de caráter internacional, passou pelo Brasil com o projeto "A cozinha italiana de outro lugar - Entre o falar e o preparar havia o mar", que valoriza as receitas trazidas pelos imigrantes que deixaram a Itália e levaram suas receitas e tradições alimentares para outras terras.
“Partiram com malas cheias de expectativas para terras distantes, onde o sentimento de pertencimento, eviscerado pela travessia do oceano e idiomas ainda desconhecidos, se fazia forte e se refletia em coisas simples como cozinhar.”
O projeto "A cozinha italiana de outro lugar" contou com a colaboração da comunidade imigrante que ofereceu receitas de família, trazidas em cadernos ou guardadas na memória e depois transcritas passadas de geração a geração, com as suas devidas adaptações com a realidade que encontravam.
Estas receitas, enviadas voluntariamente e selecionadas na Itália, agora compõe o receituário (em italiano) criado para esta celebração, estando acessível para download por meio do link: LA CUCINA ITALIANA DELL'ALTROVE tra il dire e il fare c'è di mezzo il mare. O acolhimento e tradução das receitas advindas do Brasil foram gentilmente coordenados por Gisele Rasi.
Em São Paulo foram realizados encontros e oficinas de culinária com o chef artusiano Renato Bolsieri e com o Prof. Giordano Conti, da Universidade de Bolonha e membro do Comitê Científico da Casa Artusi, tendo as atividades organizadas por Eduardo Morelli, Maurizia Rossi, Adriana De Luca, Gisele Rasi, Paola Budriesi e Annalisa Fazzioli.
As iniciativas em terras paulistanas tiveram seu palco junto a profissionais e estudantes de gastronomia: da Federazione Italiana dei Cuochi - Delegazione Brasile, cujas lideranças são representadas pelo Presidente Bruno Stippe e Vice Presidente Chef Lino; nas mais importantes faculdades de gastronomia do país, como Senac São Paulo, Águas de São Pedro e Campos do Jordão, capitaneada por Gisela Redoschi, Gestora de desenvolvimento da Área de Gastronomia; nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) sob a batuta da Coordenadora do Curso de Gastronomia, Cintia Rolland. As atividades com os mestres da Casa Artusi foram finalizadas com oficinas destinadas às comunidades emiliano-romagnola e italianas em São Paulo.
Além do Brasil, as atividades da Casa Artusi também envolveram as comunidades Emiliano-romagnolas da Argentina e da Alemanha.