qua., 05 de ago. | Livro disponível para download aqui

Lançamento livro: A cozinha italiana de outro lugar

A inscrição está fechada
Lançamento livro: A cozinha italiana de outro lugar

Horário e local

05 de ago. de 2020 12:00
Livro disponível para download aqui

Sobre o evento

Em 04 de agosto de 2020 se comemorou 200 anos do nascimento de Pellegrino Artusi, pai da Cozinha Doméstica e Moderna Italiana. Para marcar esta comemoração o Circolo Emilia-Romagna di San Paolo apresenta a edição online do opúsculo realizado no início deste ano juntamente com a @CasaArtusi, centro de cultura gastronômica dedicado à cozinha  italiana. 

O livro “A cozinha italiana de outro lugar – Entre o falar e o preparar havia o mar”, em italiano, reúne diversas receitas selecionadas com o objetivo de relatar a gastronomia e as histórias transmitidas pelas comunidades italianas no exterior, compreendidas famílias ítalo-brasileiras que participaram do projeto enviando suas receitas. 

Em  2019 a Casa Artusi, em parceria com o Circolo Emilia-Romagna di San Paolo e com a  Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo, começou uma intensa  programação incluindo encontros, laboratórios gastronômicos e o  lançamento de um livro de receitas envolvendo imigrantes e descendentes  de italianos para celebrar o bicentenário do nascimento de Pellegrino  Artusi.

O programa, de caráter internacional, passou pelo Brasil com o  projeto "A cozinha italiana de outro lugar - Entre o falar e o preparar  havia o mar", que valoriza as receitas trazidas pelos imigrantes que  deixaram a Itália e levaram suas receitas e tradições alimentares para  outras terras.

“Partiram com malas cheias de expectativas para terras distantes,  onde o sentimento de pertencimento, eviscerado pela travessia do oceano e  idiomas ainda desconhecidos, se fazia forte e se refletia em coisas  simples como cozinhar.”

O projeto "A cozinha italiana de outro lugar" contou com a  colaboração da comunidade imigrante que ofereceu receitas de família,  trazidas em cadernos ou guardadas na memória e depois transcritas  passadas de geração a geração, com as suas devidas adaptações com a  realidade que encontravam.

Estas receitas, enviadas voluntariamente e selecionadas na Itália,  agora compõe o receituário (em italiano) criado para esta celebração,  estando acessível para download por meio do link:  LA CUCINA ITALIANA DELL'ALTROVE tra il dire e il fare c'è di mezzo il mare. O acolhimento e tradução  das receitas advindas do Brasil foram gentilmente coordenados por Gisele  Rasi.

Em São Paulo foram realizados encontros e oficinas de culinária com o  chef artusiano Renato Bolsieri e com o Prof. Giordano Conti, da  Universidade de Bolonha e membro do Comitê Científico da Casa Artusi,  tendo as atividades organizadas por Eduardo Morelli, Maurizia Rossi,  Adriana De Luca, Gisele Rasi, Paola Budriesi e Annalisa Fazzioli.

As iniciativas em terras paulistanas tiveram seu palco junto a  profissionais e estudantes de gastronomia: da Federazione Italiana dei  Cuochi - Delegazione Brasile, cujas lideranças são representadas pelo  Presidente Bruno Stippe e Vice Presidente Chef Lino; nas mais  importantes faculdades de gastronomia do país, como Senac São Paulo,  Águas de São Pedro e Campos do Jordão, capitaneada por Gisela Redoschi,  Gestora de desenvolvimento da Área de Gastronomia; nas Faculdades  Metropolitanas Unidas (FMU) sob a batuta da Coordenadora do Curso de  Gastronomia, Cintia Rolland. As atividades com os mestres da Casa Artusi  foram finalizadas com oficinas destinadas às comunidades  emiliano-romagnola e italianas em São Paulo.

Além do Brasil, as atividades da Casa Artusi também envolveram as comunidades Emiliano-romagnolas da Argentina e da Alemanha.

Compartilhe este evento